Inovações urbanas em endereços corporativos
As inovações urbanas têm redefinido a forma como os endereços corporativos são projetados, promovendo ambientes mais dinâmicos, sustentáveis e integrados à comunidade. Desde a revitalização de espaços até a implementação de áreas interativas e funcionais, essas transformações impactam positivamente a produtividade, o bem-estar e a economia local.
O Passeio Sapiens, um dos mais recentes empreendimentos projetados pela Hurbana – Cidade Pessoas, é um exemplo dessa tendência. Integrando conceitos contemporâneos de arquitetura e urbanismo, o projeto valoriza a sustentabilidade e a interação social, criando um espaço onde trabalho, negócios e lazer coexistem em harmonia.
Com 28 mil metros quadrados, o complexo multiuso é composto por dois edifícios corporativos, restaurantes, áreas de lazer e uma Mercadoteca, um espaço de food hall com opções gastronômicas variadas.
Além disso, abriga um Centro de Inovação ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), coworking do Impact Hub, e uma unidade da escola bilíngue Maple Bear, além de diversas empresas inovadoras e serviços diversificados, como nutricionista integrativa, estúdio de pilates, fisioterapeuta e acupuntura.
Passeio Sapiens: novo endereço corporativo inovador criado pela Hurbana
Após o sucesso do Passeio Pedra Branca e Passeio Primavera, o Norte da Ilha de Santa Catarina foi o local escolhido para receber mais um “passeio” da Hurbana. O novo conceito de centralidade urbana, inaugurado em Junho de 2024, é considerado um polo de inovação que alia tecnologia, natureza e qualidade de vida.
O complexo multiuso atende às necessidades de empresas que buscam um endereço corporativo inovador e acessível, ao mesmo tempo em que proporciona áreas de convivência para a comunidade.
O endereço corporativo integra conceitos modernos de arquitetura e urbanismo com soluções voltadas à sustentabilidade e à integração social que impulsionam ainda mais o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, oferecendo um ambiente robusto para o crescimento de novas ideias e soluções inovadoras.
Atualmente, o Sapiens Parque abriga cerca de 100 instituições entre corporates, startups, centros de pesquisa, contando inclusive com espaços de coworking e área de lazer e gastronomia. Tudo isso, gera cerca de 3500 empregos diretos na região.
Inovações urbanas incorporadas ao Passeio Sapiens
O Passeio Sapiens é um exemplo inspirador de como inovações urbanas podem transformar endereços corporativos em centros vibrantes de inovação, sustentabilidade e integração comunitária. Ao equilibrar desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental, representa um modelo a ser seguido em outras regiões do Brasil e do mundo.
Sustentabilidade como pilar central
O Passeio Sapiens adota práticas sustentáveis em todas as etapas, desde sua construção até a operação. Uso de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e soluções inteligentes para economia de energia e recursos são alguns exemplos. Esses elementos também ajudam as empresas ali instaladas a aderirem a práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
Conexão com a natureza
O Passeio Sapiens integra o ambiente natural ao cotidiano corporativo. Tanto neste empreendimento quanto nos outros mencionados, a JA8 Arquitetura Viva é responsável pelo projeto paisagístico e pela ambientação de toda a área externa. No Passeio Sapiens, a relação com o lago existente foi central para a ambientação. O conceito do projeto foi definido a partir da valorização desse recurso paisagístico como um elemento de contemplação.
Mobiliário urbano funcional
A vegetação e o layout desempenham um papel fundamental na criação dessa atmosfera. Para criar variações e elementos surpresa, incorporamos elementos marcantes como espelhos d’água, cores e texturas diferenciadas nos materiais. As intervenções na área externa foram dimensionadas para misturar espaços de contemplação, encontros, esportes, brincadeiras e eventos. Trilhas, espaços ao ar livre e jardins fazem parte da estrutura, promovendo bem-estar e inspiração para os profissionais que frequentam o local.
Ambientes de convivência multiusos
Espaços flexíveis, tecnologia de última geração e ambientes que favorecem a colaboração entre equipes tornam o local ideal para empresas de diversos setores. O térreo conta com áreas para gastronomia, um colégio e outros usos, enquanto a área externa se transformou em um espaço dinâmico e convidativo, perfeitamente integrado ao novo conceito do Passeio Sapiens.
Integração comunitária
O espaço não é apenas um endereço corporativo; é também um ponto de encontro para eventos culturais, educacionais e sociais. Isso reflete uma tendência global de criar espaços corporativos que também impactam positivamente a comunidade ao redor.
Impacto no desenvolvimento local
O impacto do Passeio Sapiens vai além de seus limites físicos. Ele impulsiona o crescimento econômico da região ao atrair empresas, gerar empregos e fomentar inovação. Além disso, melhora a qualidade de vida dos moradores ao criar um espaço que valoriza tanto o meio ambiente quanto as relações humanas, mostrando como projetos urbanos inteligentes podem redefinir uma região.
Deixe um comentário