A importância dos Passeios e das ativações Placemaking no cenário urbano
Revitalizar as cidades, melhorando-as para as pessoas, é uma prioridade no planejamento urbano moderno e, também, um dos objetivos da Hurbana. Nesse contexto, a criação de passeios e a implementação de práticas de placemaking são estratégias essenciais para transformar o ambiente urbano, promovendo a convivência e o bem-estar da comunidade da região. Conheça como alinhamos essas duas práticas na Hurbana!
O que são os Passeios?
A partir de uma solução de desenho urbano que prioriza as pessoas, os passeios são vias principais dos bairros, redesenhadas para priorizar pedestres com o tráfego de automóveis em segundo plano. Essas ruas, com fachadas ativas, tornam-se centros vibrantes de atividades sociais e comerciais, funcionando como o coração da região.
Esses espaços criam centralidades em centros urbanos ao oferecer uma mistura de esportes, lazer, trabalho, moradia, gastronomia, cultura e natureza em um só local, permitindo que as pessoas desfrutem da cidade de forma ativa.
Assim, os Passeios incentivam um estilo de vida sustentável, facilitando deslocamentos a pé, além de aumentar a segurança e oferecer uma variedade de serviços.
Na Hurbana, exemplificamos essa abordagem integrando soluções de urbanismo, que valorizam a comunidade ao adaptar os princípios do Novo Urbanismo para contextos locais em nossos Passeios.
Os Passeios da Hurbana
Localizado no coração da Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça, o Passeio conecta o bairro à praça central, funcionando como um boulevard público com diversas opções de gastronomia, compras, serviços e lazer.
Com calçadas largas e arborizadas e mobiliário urbano, o local se torna convidativo e seguro, atuando como um espaço cultural dinâmico, com eventos ao ar livre e corporativos, apresentações artísticas, entre outros.
Na Rota da Inovação, às margens da rodovia SC-401 em Florianópolis, o Passeio Primavera é conhecido por combinar cultura, lazer, gastronomia e negócios.
Baseado nos pilares de sustentabilidade, criatividade, tecnologia e convivência, o Passeio integra o Primavera Garden, o Centro de Inovação da ACATE, a Mercadoteca Floripa, o Primavera Office e a praça central, criando um complexo multiúso e cultural.
O projeto – uma iniciativa da Hurbana em parceria com a Lagos Centrais, empresa do grupo Softplan – integra negócios, gastronomia e lazer em um centro de convivência a céu aberto no Sapiens Parque, âncora do ecossistema de tecnologia e inovação local no Norte de Florianópolis.
Com 28 mil metros quadrados de área total, o Passeio Sapiens é formado por dois edifícios corporativos, restaurantes, áreas de lazer e uma Mercadoteca, com opções gastronômicas diferenciadas.
Ativação de espaços urbanos: Placemaking
Placemaking é a prática de transformar espaços comuns em lugares onde as pessoas se reúnem, compartilham experiências e criam memórias baseadas na identidade e cultura local.
Incentivar atividades em espaços públicos por meio de ativações é fundamental para o conceito de criar cidade para as pessoas, indicando um espaço urbano bem-sucedido.
Em nossos projetos, todos os elementos são pensados para alcançar esse objetivo, criando espaços únicos e proporcionando o que chamamos de experiências WOW.
Dessa forma, nos tornamos pioneiros em placemaking, principalmente nos Passeios Pedra Branca, Primavera e Sapiens – ícones da vivacidade urbana.
Deixe um comentário