Banner - Design Urbano Ativo contribui para promover saúde e bem-estar 

Design Urbano Ativo contribui para promover saúde e bem-estar 

Integrar princípios de Design Urbano Ativo no desenvolvimento de bairros e cidades permite priorizar as necessidades das pessoas, além de estimular estilos de vida dinâmicos e sustentáveis. Isso porque, é evidente o impacto do desenho das ruas e espaços públicos na saúde e bem-estar das pessoas, influenciando diretamente na maneira como irão utilizar o ambiente urbano e se locomover por ele. 

O Design Ativo (Active Design) propõe uma série de boas práticas para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Esse conceito urbanístico visa compreender a relação entre planejamento urbano e saúde pública, contribuindo para a criação de ambientes que incentivam a população a caminhar e pedalar ao proporcionar infraestrutura de lazer e também para a prática esportiva. 

O “Active Design Guidelines: Promoting Physical Activity and Health in Design”, guia elaborado por profissionais de diferentes departamentos da cidade de Nova York, reúne estratégias que qualquer localidade pode adotar para tornar os municípios mais convidativos para que os seus residentes circulem pelas calçadas e priorizem os deslocamentos de bicicleta ou por meio de transporte público. 

Ao conectar calçadas largas, ciclovias e espaços recreativos, as pessoas são incentivadas a adotar modos de locomoção ativos. Outro ponto enfatizado pelo estudo é que habitações e empregos conectados a parques, trilhas e ambientes de convivência e lazer oportuniza a prática de exercícios físicos ao ar livre, o que pode melhorar o humor, reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar geral.

Passeios da Hurbana: ambientes de convivência a céu aberto estimulam um estilo de vida saudável

Para a Hurbana – Cidade Para Pessoas, a vida em comunidade é nosso maior ativo. Isso significa, na prática, que nossos projetos enxergam o que há de melhor em cada endereço: a pluralidade dos encontros, a autenticidade de suas paisagens e a potencialidade cultural.

Os espaços públicos, quando projetados com cuidado e atenção às necessidades das pessoas, tornam-se verdadeiros centros de convivência, cultura e lazer. A Hurbana compreende a importância da vida em comunidade e busca integrar esses princípios em seus projetos urbanísticos, oferecendo ambientes que valorizam a diversidade, autenticidade e potencialidade de cada local.

Ao integrar empreendimentos com fachadas ativas a calçadas largas, ciclovias, parques e espaços recreativos nas cidades, as pessoas são incentivadas a se locomover de maneira ativa, seja caminhando, correndo ou pedalando. 

A partir da aplicação dessas práticas urbanas criativas, os Passeios criados pela Hurbana tornam-se lugares de encontro, de compras, de lazer e de convivência. 

Projetar ruas acessíveis e adequadas para pedestres

Dimensionar o desenho urbano a partir da escala humana promove a mobilidade ativa, além de incentivar a prática de atividades físicas. Proporcionar paisagens urbanas convidativas para pedestres e ciclistas com ruas compartilhadas, calçadas amplas e bem conservadas, assim como mobiliário urbano amigável, árvores e iluminação são um estímulo para uma caminhada. 

Promover o uso misto do solo

Os bairros de uso misto apresentam uma série de benefícios para a saúde de seus habitantes. Tornando-se não apenas pontos de encontro e conexão, mas verdadeiras experiências urbanas de bem-estar coletivo. Além de proporcionar melhorias no desenho urbano e usabilidade do espaço, a diversidade de usos deve ser pensada também como ferramenta para melhoria da saúde pública, incentivando as pessoas a caminharem, terem uma experiência gastronômica e artística e a socializarem.

Fomentar a interação social

O Design Urbano Ativo desempenha um papel crucial na promoção da interação social e no fortalecimento do senso de comunidade. Ao criar espaços públicos atraentes, acessíveis e seguros, as pessoas são incentivadas a se reunir, se conectar e compartilhar experiências. Parques, praças e áreas de lazer se tornam pontos de encontro de diferentes perfis de públicos, seja para conversar, praticar esportes ou simplesmente desfrutar da companhia um do outro.

Incorporar a atividade física regular na rotina

Criar ambientes esportivos e de lazer ao ar livre estimula vida urbana mais saudável e ativa, promovendo saúde, lazer e diversão para todas as idades. Proporcionar a prática de atividade física regular apresenta não somente melhoria da qualidade de vida, mas também contribui para reduzir riscos de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes. Além dos benefícios na saúde e bem-estar, existem outras vantagens, como a interação entre pessoas, e o conviver e observar a cidade.

Preservar áreas verdes

Priorizar a conservação e preservação do ambiente natural, bem como a eficiência energética, gestão de resíduos e construções ambientalmente amigáveis devem integrar as práticas urbanísticas criativas. Parques e praças são importantes para as cidades como espaços de socialização, opções de lazer e locais para eventos, jogos, cinema ao ar livre e outros tipos de promoção cultural, por preservarem ecossistemas no meio das cidades e estimularem o contato das pessoas com a natureza.

Conheça os Passeios criados pela Hurbana.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Acompanhe a Hurbana

Newsletter

Receba os nossos blogposts no seu e-mail