Cidades-bairro: Novas centralidades urbanas compactas
À medida que as cidades buscam formas mais sustentáveis e eficientes de organização para solucionar os principais desafios urbanos, a criação de novas centralidades compactas na forma de cidades-bairro é uma iniciativa pioneira da Hurbana – Cidade Para Pessoas, empresa que está moldando o futuro do urbanismo em Santa Catarina.
A criação de cidades-bairro é uma abordagem inovadora e promissora que está ganhando destaque no mercado imobiliário. Estas novas centralidades urbanas compactas estão redefinindo a maneira como vivemos e interagimos com nossos ambientes, promovendo uma vida mais conectada e sustentável.
O desenvolvimento sustentável para uma ocupação mais densificada das cidades, a partir da diversidade de usos dos espaços (residências, comércios e serviços) e o favorecimento do deslocamento de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público são algumas das principais características dos endereços assinados pela Hurbana.
Cidades-Bairro: Centralidades Compactas moldam o futuro urbano
O Conceito de cidades-bairro consiste em adotar uma visão holística do espaço urbano com a proposta de criar ambientes mais acessíveis, sustentáveis e coesos. Essas centralidades urbanas compactas caracterizam-se pela alta densidade, empreendimentos de uso misto, densos, sustentáveis e pluralistas, sendo projetadas para integrar moradia, trabalho, lazer e serviços ao alcance de uma caminhada.
Neste artigo, exemplificamos sobre o conceito de cidades-bairro, modelo que tem sido difundido há mais de duas décadas pela Hurbana – Cidade Para Pessoas, por meio de projetos urbanísticos inovadores.
À medida que mais projetos desse tipo são implementados em todo o mundo, podemos constatar uma transformadora, na forma como vivemos e experimentamos as cidades. As cidades-bairro estão, sem dúvida, moldando o futuro das centralidades urbanas.
Vantagens das Cidades-Bairro
Uma cidade compacta e alinhada com as diretrizes de sustentabilidade pode contribuir para uma melhor qualidade de vida com comércios e serviços próximos às residências, favorecendo o uso de transportes alternativos e a interação da comunidade no resgate da vida urbana.
Listamos a seguir outras vantagens que as cidades-bairro oferecem a moradores e visitantes.
Proximidade e Acessibilidade: Ao consolidar diferentes atividades em uma área compacta, as cidades-bairro reduzem a necessidade de longos deslocamentos. Isso promove a utilização de meios de transporte sustentáveis, como caminhar ou andar de bicicleta, reduzindo a dependência de veículos motorizados.
Sustentabilidade Integrada: As cidades-bairro se destacam como modelos de desenvolvimento urbano sustentável que adotam desde práticas construtivas ecologicamente corretas até o uso eficiente de recursos e energia.
Comunidade Coesa: A presença de espaços públicos, parques e áreas de convívio promove um senso de comunidade e pertencimento ao incentivar a interação de moradores e visitantes em ambientes de convivência qualificados com gentilezas urbanas que incentivam a permanência das pessoas.
Diversidade de usos: Ao integrar moradias, comércios e espaços de lazer, as cidades-bairro oferecem uma gama diversificada de serviços. Isso significa que os residentes têm acesso a uma variedade de opções sem precisar se deslocar para outras partes da cidade.
Conheça Cidades-bairro idealizados e desenvolvidos pela Hurbana – Cidade Para Pessoas
A Hurbana desenvolve empreendimentos imobiliários inovadores em quatro escalas: Cidades-bairros; Passeios; Pátios e Reservas. Com diferentes características e complexidades, todos são planejados com a missão de melhorar a cidade para as pessoas.
Conheça os projetos de cidades-bairro idealizados e desenvolvidos pela Hurbana – Cidade Para Pessoas:
Cidade Pedra Branca
A Cidade Criativa Pedra Branca é um exemplo de projeto urbanístico pioneiro de uma cidade-bairro bem-sucedida com suas ruas amigáveis a pedestres, cafés, livrarias e uma mistura de residências, comércios, serviços e lazer. A cidade-bairro referência em planejamento urbano sustentável foi idealizada para acolher, em um futuro próximo, 40 mil moradores, 30 mil trabalhadores e 10 mil estudantes de forma equilibrada.
A quantidade de quadras, empreendimentos e equipamentos urbanos seguiu criterioso planejamento, em atenção à densidade e à diversidade. Com área total de cerca de quatro milhões de metros quadrados entre Pátios, Reserva e o Passeio Pedra Branca, coração do bairro, a Cidade Criativa Pedra Branca concentra 2.500 empresas que representam, atualmente, 30% do PIB de Palhoça.
Cidade das águas
Inspirado no melhor do Novo Urbanismo, no projeto Cidade das Águas, em desenvolvimento em Joinville (SC) através da parceria entre Grupo CRH e Hurbana – Cidade Para Pessoas, a rua ganha protagonismo como lugar de permanência, segurança e senso de comunidade, transformando o conceito de ambiente de passagem, para um local de conexões humanas e vivências.
A oportunidade de convívio coletivo é um importante atributo da Cidade das Águas, considerada uma cidade-bairro planejada para as pessoas, proporcionando uma vida urbana em comunidade, com tudo à uma caminhada de distância. Os espaços irradiam uma força singular, criando uma atmosfera envolvente para despertar o desejo das pessoas de desfrutar e compartilhar experiências coletivas.
Conheça os projetos de cidades-bairro idealizados e desenvolvidos pela Hurbana – Cidade Para Pessoa.
Deixe um comentário