O que é uma cidade de 15 minutos?
O conceito de cidade de 15 minutos é uma abordagem inovadora que busca transformar a forma como vivemos e nos movimentamos nas cidades, visando criar ambientes urbanos onde todos os serviços essenciais estejam a uma curta caminhada ou pedalada de distância, promovendo uma vida mais saudável, sustentável e equilibrada.
Esse modelo de projeto urbanístico representa a personificação do ideal da Hurbana de criar cidades feitas para as pessoas. Moradia, trabalho e lazer a uma caminhada de distância é a proposta da Cidade Criativa Pedra Branca, endereço considerado referência internacional em urbanismo sustentável. Desde sua concepção, foi norteada pela ideia de um bairro-cidade onde os moradores pudessem morar, trabalhar, estudar e se divertir, tudo em um só lugar.
Diminuir os deslocamentos e o uso de carros, além de desenvolver localidades inclusivas, dinâmicas e sustentáveis, são os princípios norteadores da cidade-bairro, que se alinha ao conceito de cidade de 15 minutos. Difundido pelo pesquisador franco-colombiano Carlos Moreno, professor da Universidade Paris 1 – Panthéon Sorbonne, e que tem inspirado um movimento global.
Benefícios de uma Cidade de 15 Minutos
Uma cidade de 15 minutos é projetada a partir da escala humana e tira o protagonismo dos veículos, propondo que todos os serviços essenciais como trabalho, educação, saúde, lazer e comércio, estejam a uma curta distância a pé ou de bicicleta. Abordagem que aproxima as pessoas dos serviços e reduz a dependência de automóveis e longos deslocamentos diários.
Para implementar esse conceito, é necessário modificar a dinâmica dos espaços públicos e adaptar o planejamento urbano, especialmente em cidades mais densas e populosas. A transformação das ruas em espaços livres de emissão de carbono e o incentivo à mobilidade ativa são elementos essenciais para criar ambientes urbanos mais sustentáveis.
Os endereços criados pela Hurbana seguem esse conceito, projetados para que sejam multifuncionais, ou seja, oferecem uma variedade de atividades e serviços em um mesmo local. Proposta que busca repensar o planejamento urbano, priorizando o bem-estar das pessoas, a sustentabilidade e o convívio social.
Prioridade ao Pedestre: um local acolhedor e seguro, feito para as pessoas
O conceito da cidade de 15 minutos propõe uma infraestrutura acessível e segura para pedestres e modais ativos, promovendo ruas arborizadas, limpas, pouco ruidosas e dotadas de calçadas amplas, sinalização e iluminação adequadas. Em um passeio de até 15 minutos, é possível ter acesso a tudo o que é necessário para a rotina diária.
Diversidade de usos: mistura de moradia, trabalho e lazer
Combinação de moradia, escritórios e comércio em um único endereço facilitam a rotina ao possibilitar deslocamentos curtos, priorizando transportes ativos e micromobilidade. Esse modelo de planejamento urbano deixa a cidade mais amigável para pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade de vida e promovendo um uso mais eficiente do espaço. Incentiva ainda um maior convívio entre pessoas de diferentes classes sociais, idades e culturas em um ambiente urbano diverso e criativo.
Espaços Públicos atraentes e seguros
É nos espaços públicos que a cidade floresce. Praças, parques, lojas, cafés e restaurantes integrados em um ambiente seguro e convidativo criam um cenário vibrante, que estimula o convívio, o contato com a natureza e o bem-estar das pessoas. A proposta de uma cidade de 15 minutos é proporcionar que as pessoas usufruam dos espaços urbanos efetuando nelas todas as suas atividades rotineiras, movimentando também a economia local.
Senso de Comunidade
Cidades de 15 minutos promovem espaços que oferecem possibilidades de interação e vivência, fortalecendo os laços sociais e a sensação de pertencimento. A satisfação de se sentir integrado a um lugar único, sendo reconhecido e reconhecendo boa parte de seus vizinhos. Construir bairros onde as pessoas se conheçam e se encontrem é fundamental para criar um senso de comunidade, proporcionando variadas possibilidades de encontro e de vivência.
Harmonia entre natureza e amenidades urbanas
Perspectivas visuais peculiares formadas pela natureza circundante emoldurada pela expressão arquitetônica das edificações. Luz natural, ar fresco e limpo, serpenteando, livremente, por prédios convenientemente dispostos entre ruas, parques, jardins e praças. Prédios que buscam a melhor orientação solar e dos ventos dominantes. Equilíbrio entre áreas verdes e áreas construídas. Riqueza de parques com plantas nativas. Sombreamento com árvores ao longo das calçadas proporcionando conforto e contemplação. Proximidade entre a vida silvestre e a vida urbana.
Deixe um comentário