Arte urbana nos Passeios: transformando espaços públicos em galerias a céu aberto
A arte é um dos elementos centrais nos empreendimentos da Hurbana, integrando-se aos espaços públicos e enriquecendo a experiência de moradores e visitantes. Guiados pelo conceito de cidade para as pessoas, base das iniciativas da marca, as obras de arte fazem parte dos espaços de convivência, provocando encantamento, reflexão e a ressignificação da relação das pessoas com o lugar.
A transformação dos espaços públicos
Muito além da decoração, a arte urbana nos endereços da Hurbana transforma os espaços públicos em locais dinâmicos e vibrantes, que convidam a uma nova forma de interação entre indivíduos e espaço.
Adicionando cores, formas e narrativas às paisagens urbanas, a arte tem o poder de mudar a percepção das pessoas sobre esses lugares, tornando-os mais interessantes e acolhedores.
A arte urbana é a forma de expressão artística que ocupa as ruas e espaços públicos das cidades. Ao contrário das obras tradicionais em museus e galerias, ela se destaca por seu sua acessibilidade, estando inserida diretamente na rotina urbana e promovendo um encontro mais orgânico com a arte.
Ela engloba diversas formas de manifestação, como grafites, instalações, pinturas, esculturas, performances, colagens, projeções de luzes e imagens, entre outras expressões criativas.
Essa integração de arte nos espaços públicos também desempenha um papel fundamental na construção da identidade cultural de uma região. Ao promover intervenções artísticas, tanto os artistas quanto a comunidade local expressam suas histórias, valores e visões.
O Instituto Pedra Branca é um agente que promove, através do seu eixo de cultura, a arte para os endereços da Hurbana. De acordo com Marcelo Gomes, CEO da Hurbana, “A arte urbana é um importante elemento das nossas entregas urbanísticas. Estamos consolidando e ampliando nosso propósito de aproximar o público da arte em geral, um poderoso instrumento de transformação social e cultural.”
É com essa visão que a Hurbana tem investido cada vez mais na democratização da arte, trazendo-a para o cotidiano das pessoas.
A Arte no Passeio Pedra Branca
O Passeio Pedra Branca, localizado em Palhoça, conta com a Praça das Esculturas e com os 22 totens da série Tarot Pedra Branca, que trazem à vida os desenhos criados entre 1986 e 2016 pelo artista e poeta Rodrigo de Haro. Inspirados pelos arcanos maiores do Tarot, esses murais em mosaico de estilo veneziano sobre bases de concreto também expõem os poemas que Rodrigo escreveu para cada carta.
As peças foram executadas por Idésio Leal, parceiro de Rodrigo de Haro na arte muralista há mais de 40 anos. Produzidas especialmente para o Lugar das Artes, uma galeria a céu aberto no Passeio Pedra Branca inaugurada em 2017, os 22 totens estão estrategicamente posicionados ao longo das calçadas ao redor da praça.
Na Praça Central, ao lado do espelho d’água, está a Praça das Esculturas. O conjunto de obras esculpidas em argila e concreto celular foi criado por sete artistas catarinenses durante o Encontro Catarinense de Escultores, as obras se integram ao espaço, convidando os visitantes a apreciar a criatividade dos artistas locais.
Além disso, está localizada no hall do Atrium Office a instalação “Arranjos”, de Mariana Palma. Esta obra convida o espectador a ser parte do espaço, provocando uma interação única. O trajeto criado pelos tecidos abre caminhos para acessar novas percepções sobre a obra, que se confunde e se mescla com o observador e também com o ambiente que está instalada.
Essas obras não apenas decoram o espaço, mas também promovem momentos de contemplação e diálogo entre os visitantes, transformando o ambiente em uma galeria a céu aberto.
A Arte no Passeio Primavera
O Passeio Primavera, em Florianópolis, segue a mesma linha ao oferecer uma galeria de arte a céu aberto. A Coleção Primavera conta com cinco esculturas instaladas no local.
A iniciativa de incorporar a arte urbana nos espaços do Passeio Primavera é liderada por Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden. “Com a arte pública como instrumento de transformação social e cultural, acreditamos que podemos agregar novos valores aos nossos endereços e a outros projetos do Instituto Pedra Branca”, explica Myriam.
O futuro da arte nos empreendimentos Hurbana
Com projetos futuros e a expansão contínua de coleções, demonstramos nosso compromisso com a promoção da arte como um elemento fundamental da vida urbana. Os novos espaços de arte, que estão sendo projetados, visam expor e trazer o público para mais perto do artista, criando uma conexão mais profunda e significativa.
Além de galerias, os Passeios contam com agendas culturais mensais e experiências únicas baseadas no conceito de Placemaking. Assim, os espaços vivem a rua como palco da vida com arte, cultura e diversão, atuando como um palco de eventos, feiras e apresentações artísticas.
A arte nos Passeios é mais do que uma iniciativa estética: é um convite para que todos vivenciem espaços que valorizam a cultura, a criatividade e a interação humana.
Deixe um comentário